População remansense cobrará cada proposta do Plano de Governo de Dr. Celso

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

      A equipe do Blog Velho Chico disponibilizou para nossos internautas o Plano de Governo do Candidato eleito a prefeitura de Remanso "Dr. Celso". Com isso a população poderá cobrar cada proposta citada.


1 EDUCAÇÃO e CULTURA

a) A educação:

- Realizar, ainda em janeiro de 2013, uma profunda  reforma da estrutura física do Colégio Municipal Ruy Barbosa, requalificando e modernizando suas instalações.

 - Organizar os Jogos Estudantis de Remanso (JERE), com a participação da rede escolar municipal, estadual e privada, em diversas modalidades esportivas.

 - Organização de Laboratórios de Informática em todas as unidades escolares municipais, com acesso à rede mundial de computadores e distribuição de sinal sem fio nos arredores da escola, gratuitamente, à comunidade.

 - Construir Quadras Esportivas nas escolas municipais de médio porte;

 - Construir  Prédios Escolares para abrigar as unidades que funcionam em imóveis alugados;

 - Aquisição de  Equipamentos de tecnologia (notebook, projetor multimídia), além da substituição gradual de computadores, impressoras, televisores e outros itens já defasados.

 - Criação do Programa de Qualificação Funcional, com oferta de incentivos e bolsas para que os professores tenham  condições de aperfeiçoar-se em cursos, especializações e congressos, com apoio da municipalidade.

 - Premiar financeiramente os servidores das escolas que conseguirem avançar nos indicadores da educação, por meio de incrementos de vantagens.

 - Criar uma  equipe multidisciplinar com psicólogos, assistentes sociais, professores e outros profissionais, para acompanhar individualmente alunos em situação fragilizada, num esforço para reduzir repetência, desistência, indisciplina e demais entraves particulares no processo de ensino aprendizagem.

 - Realização de eventos culturais trimestrais voltados para os alunos da rede municipal, como “Semana do livro”,  “Semana do Teatro”, “Jornada Cultural”, por exemplo, com premiação de alunos destacados.

  - Criação de duas Casas do Estudante em Salvador e Juazeiro, que abrigarão e darão suporte aos jovens remansenses de poucos recursos que estudarem na capital, prioritariamente em nível superior.

  - Gradualmente, ampliar  a aquisição de  insumos para  Merenda Escolar proveniente da Agricultura Familiar,  até atingir  100% da cota,  garantindo a oferta, a distribuição e qualidade da alimentação servida aos alunos.

 - Implantar o Sistema de Acompanhamento Escolar Eletrônico, que agregará online todas as informações educacionais de cada escola, disciplina e aluno, permitindo uma gestão eficiente, com acompanhamento em tempo real, apresentando informações disponíveis inclusive para os pais.

 - Estabelecer, em conjunto com professores e gestores, um Plano de Metas quantitativas e qualitativas para curto, médio e longo prazo  e garantir a manutenção e acompanhamento da proposta em encontros educacionais de alto nível, realizados anualmente.

 - Criação de cursos preparatórios gratuitos para vestibulares e concursos públicos, direcionado aos estudantes de baixa renda, utilizando  a estrutura das escolas municipais.

 - Buscar parceria com o Instituto Técnico Federal (IFET) para qualificar a mão de obra local em setores econômicos potenciais de Remanso (mineração, pesca e agricultura).

- Reforma geral do Auditório e da Biblioteca municipais.


b) Cultura:

 Do ponto de vista cultural, nossa região e nosso município, em especial, possuem uma riqueza cultural incalculáveis e é responsabilidade do poder público zelar pela divulgação, preservação e promoção da cultura local.

 - Promulgação de Editais de Cultura, a fim de prover o município com espetáculos musicais, teatrais e  cinematográficos, seguindo o modelo da Secretaria estadual, organizando essas iniciativas através de instituições sociais reconhecidamente produtivas e idôneas.

 - Formalizar parceria de Cooperação com a Associação dos Amigos do Museu do Sertão Antonio Coelho, reconhecendo este  Museu como depositário da memória de nossa cidade e região, contribuindo para sua manutenção, melhoria estrutural e cessão de funcionários.

 - Criação do Calendário Cultural de Remanso, que agregará as manifestações locais de cultura, subsidiando, orientando e promovendo as atividades ligadas ao patrimônio artístico e cultural da cidade, nos aspectos material ou simbólico.

 -  Criação do  Arquivo Público Municipal, que abrigará todo o registro documental e audiovisual da história oficial de Remanso.

-  Organização da Casa do Artesão, que agregará atividades, instrumentos e técnicas para auxiliar o trabalho de artífices, bordadeiras, rendeiras, pintores e outros, com  integração de  um mini mercado de artesanato, para fomentar a comercialização dos produtos.

 -  Apoio de infra-estrutura para a realização de  festas e folguedos tradicionais nas localidades do interior, como São Gonçalo, Festa de Reis, e eventos religiosos nas comunidades do município.


2 SAÚDE

 - Construção de mais oito PSFs para funcionar em cada subprefeitura, a ser criada em seu governo.

 - Construção de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA em Remanso.

 - Ampliar as operações da central de regulação, a fim de orientar marcação de consultas e procedimentos, por meio de telefone e internet.

 - Levar equipes multidisciplinares de saúde para as escolas, com programas variados de odontologia, clínica médica, psicologia e outros, oferecendo ainda vacinação, consultas e exames diretamente aos alunos.
                                                   
  - Dar continuidade ao  MEDCASA, o sistema de  fornecimento de medicamento gratuito à população, bem como potencializar o estoque das Farmácias Básicas, nos PSFs.

 - Ampliar parceria com os hospitais locais para prover serviços de média complexidade à população.

 - Aumentar a abrangência dos serviços do Centro de Fisioterapia, provendo aos portadores de deficiência, tratamento e reabilitação por equipe multidisciplinar, doação de próteses e demais equipamentos necessários a uma melhor qualidade de vida.

 - Criação de equipes volantes de saúde, que percorrerão o interior regularmente, oferecendo serviços básicos de atenção médica e odontológica, com regulação para posteriores procedimentos em unidades convencionais.


3 SEGURANÇA

 - Criação do Conselho Municipal de Segurança Pública. Um colegiado de cidadãos e autoridades que discutirá as questões da segurança no município e construirá juntamente com Poder Executivo, o Plano de Segurança Municipal, que guiará as ações de combate à violência e manutenção da ordem pública, juntamente com a preservação dos direitos humanos e a promoção da cidadania.

  - Criação do Conselho Anti – Drogas.

Uma parceria entre o Poder Executivo, a área técnica pertinente (Assistentes Sociais, Médicos, Psicólogos) e a sociedade civil (Pastorais, Igrejas Evangélicas, Grupos de ajuda, entre outras) para o diálogo qualificado sobre as políticas de tratamento e cuidados com adictos e suas famílias.

 - Criação da Guarda Municipal.

Uma iniciativa comum em muitos municípios do país e hoje é uma demanda em nossa cidade. Formar, treinar e equipar uma corporação que atuará de modo complementar às forças policiais já  existentes, de modo preventivo e mais próximo à comunidade, no resguardo da segurança, da ordem, da paz na cidade.

 - Buscar junto ao Governo Estadual a criação de uma Companhia Independente de Policia Militar.

 - Criar uma base fixa da Companhia de Polícia de Ações em CaatingaCPAC.

A “Polícia da Caatinga” é uma das forças mais eficientes do país e sua atuação em nossa região é muito valiosa, sendo por isso relevante oferecer suporte pleno às suas ações, em especial, à criação de uma base de apoio totalmente equipada, para que a corporação tenha melhor apoio em Remanso.

 - Implantação de sistema de vigilância eletrônico que consiste na instalação de câmeras de vigilância 24 horas,  nas principais vias públicas do município, em parceria com a Guarda Municipal e Polícia Milita.

 - Instauração de Bases para a Polícia Militar nas subprefeituras;

 - Buscar junto ao Governo Estadual condições para a implantação de uma Delegacia da Mulher em Remanso.


4 AGRICULTURA E INTERIOR

 - Criação da Secretaria do Interior.

 - Criação, em Janeiro de 2013, de  08 Subprefeituras, ou administrações regionais, que terão seus representantes eleitos pelas comunidades, com mandato de 1 ano, para planejar e executar, juntamente com  Dr. Celso, as ações abaixo em cada território:

 - Criação de um PSF, equipado com transporte

 - Escola Municipal (do pré escolar ao ensino médio)

 - Posto Policial

 - Serviço de Trator agrícola com implementos

 - Carro pipa

 - Implementação do PROHIDRO que compreende a transferência de 10% dos royalties da CHESF para ações de combate à seca, tais como: construção e ampliação de barragens e aguadas, construção e instalação de poços artesianos, dessalinizadores, construção de cisternas e pequenas adutoras.

 - Manutenção regular de todas as estradas do interior, obedecendo ao cronograma pré-estabelecido, independente de intervenção política.

 - Mediar, junto às instituições de fomento agrícola, a criação de uma linha de financiamento para equipamentos,  ferramentas e suprimentos para o trabalho no campo;

 - Buscar a implantação de um Posto Avançado do INCRA, com objetivo primordial de regularizar a situação fundiária, a fim de que nenhuma propriedade rural permaneça irregular com seu registro.


5 PESCA e APICULTURA

a) Pesca

 - Firmar convênio com o Governo Estadual para o Município operacionalizar o Entreposto de Pescado (terminal pesqueiro da Bahia Pesca), disponibilizando-o para beneficiamento dos peixes pelos pescadores(as).

 - Buscar junto às instituições de fomento financeiro e bancárias, o incentivo para criação de peixes em sistema de tanque rede, que poderá ser realizado no Lago de Sobradinho como nos grandes açudes do interior.

 - Criar o Conselho da Pesca, numa parceria entre a Prefeitura, a Colônia, a Associação e os Empresários do ramo de pescado para juntos desenvolverem projetos que visem melhorar a vida dos pescadores.

 - Buscar juntamente com os municípios do entorno do Lago de Sobradinho condições para disponibilizar um milhão de alevinos de espécies nobres de peixes.

 - Construir o Mercado do Peixe, próximo ao Terminal Pesqueiro, para comercialização em escala.  

 - Melhoramento dos portos.


b) Apicultura

 - Oferta de suporte técnico e treinamento aos produtores do município, além do incentivo à criação de uma cooperativa.

 - Aquisição de uma unidade móvel (Caminhão Casa de Mel), para dar suporte aos apicultores no período da safra.

 - Construção de um  galpão para comercialização do mel, próximo  ao Entreposto do Mel.

 - Aquisição de equipamentos para manejo e comercialização do mel.

 - Comprar parte da produção do município para utilização em merenda escolar e outros setores onde for possível.

 - Promover ações de divulgação da produção municipal em escala regional e estadual.

 - Buscar parceria com o Governo Estadual a fim de obter linhas de financiamento para melhoria das condições de trabalho e aumento da produção.

 - Firmar parceria com a Cesta do Povo e Cooperativas  para a venda do mel e seus subprodutos nas respectivas lojas.


6 FUNCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL

 - Manter o rigor na  data do pagamento aos servidores por meio de um cronograma anual.

 - Realizar capacitações permanentes.

 - Firmar convênios com empresas do Setor e hospitais privados da cidade para estabelecer um Plano de Saúde para o Servidor Municipal.

 - Conveniar-se com a Cesta do Povo para oferecer ao servidor municipal o Credicesta, com todas as suas vantagens.

 - Incentivar o  Clube do Servidor, que promoverá descontos em festas e eventos e lutar pela aquisição de uma sede própria.

 - Atualizar o Plano de Carreira do funcionalismo municipal, que foi criado a partir da Lei 102/2002, considerando os ditames  da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ressaltamos o compromisso de Dr. Celso em estabelecer este plano de Carreira até dezembro de 2013.

 - Pagamento do 14º salário ao servidor, que será quitado até a data do seu aniversário.

 - Buscar convênio junto ao Governo Federal e/ou Estadual para criação do Plano Habitacional do Servidor do Município, com objetivo de criar condições favoráveis na Caixa Econômica para o financiamento de casas para o funcionalismo municipal.


7 PLANEJAMENTO URBANO.

 - Revisão e atualização do Plano de Diretrizes de Desenvolvimento Urbano – PDDU, buscando a aplicação das suas orientações e adequação às novas realidades de crescimento da cidade.

 - Adequar as instalações públicas para o uso de pessoas  com limitações físicas.

 - Aumentar e melhorar a iluminação nos bairros da cidade.

 - Realizar estudo de viabilidade técnica para a construção do anel viário de Remanso.

 - Organizar  o  sistema viário (trânsito de veículos, motos e o tráfego de pedestre) em torno do mercado municipal.

 - Criação do  Departamento de Praças e Jardins,  a fim de requalificar e adequar esses equipamentos urbanos.

 - Iniciar a 2ª etapa da urbanização de toda a  Orla da Cidade, que será transformada em ponto de lazer e encontro dos cidadãos, com instalação de equipamentos e paisagismo.

 - Criar a  Assessoria de Planejamento Urbano, que estará ligada ao Gabinete do Prefeito e reunirá especialistas técnicos (Engenheiros, Arquitetos, Geógrafos) que desenvolverão propostas para as próximas ações urbanísticas, em consonância com os anseios da população, ouvida nas administrações regionais.

 - Buscar junto aos Ministérios  federais  uma opção de custeio para a estruturação do  Cais  Fluvial, com sua pavimentação, iluminação, equipamentos de segurança, que o tornarão o ponto turístico mais bonito de
nossa região.

 - Construção de um novo Cemitério na cidade de Remanso.

 - Construção de um calçadão no espaço entre a Vila Santana e a Rodovia, com equipamentos para ginástica e prática esportiva, arborização e paisagismo.

 - Construção de uma praça por ano na cidade e/ou nos distritos.

 - Construção de uma quadra esportiva por ano na cidade e/ou distritos.

 - Equipar com iluminação eficiente o Estádio Municipal.

 - Recuperar o  Parque de Exposições, criando um calendário de eventos agropecuários que aumente o turismo e negócios do setor.

 - Garantir a regularidade no fornecimento de água aos bairros da cidade, realizando investimentos na aquisição de novos equipamentos hidráulicos.

 - Buscar recursos para reforma da parte externa e da Área de Alimentação do Mercado Municipal, melhorando a estrutura física de banheiros, sistema elétrico e hidráulico.

 - Reestruturação no prédio da Prefeitura.

 - Ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida para oferecer 300 casas aos munícipes.


8 GESTÃO PÚBLICA E COMBATE À CORRUPÇÃO.

a) Administração Pública Responsável e Transparente

 - Criação da  Ouvidoria do Município bem como o Programa de Acompanhamento de Qualidade, vinculados ao Gabinete do Prefeito e comprometidos com as melhorias dos Processos de gestão, implantação de Indicadores e Metas e apuração de Não conformidades. Por meio de telefone próprio ou atendimento online, o usuário poderá registrar sua opinião e ajudar o Poder Público a promover a excelência na prestação do serviço.

 - Implantação de Sistemas de Acompanhamento Eletrônico em todas as Secretarias, priorizando a Saúde, Educação e Obras, para que se possa ter um acompanhamento detalhado e em tempo real das ações, cronogramas, estoques, despesas e recursos humanos em cada setor.

 - Incentivar a  capacitação dos servidores administrativos, para maior qualificação do serviço prestado.

 - Criar instrumentos de diálogo com as comunidades para melhor captação das demandas de cada localidade e acompanhamento das ações em curso, alcançando uma gestão plenamente participativa.

 - Criação do Serviço de Apoio ao Cidadão – SAC Municipal, usando como referência o SAC estadual, que reunirá os principais órgãos municipais num único ambiente, facilitando a logística para retirada de documentos, certidões negativas, aberturas e reconhecimento de firmas, entre outros serviços.


b) Combate à Corrupção

 - Informatizar e racionalizar os procedimentos administrativos utilizando internet em todas as secretarias, departamentos e órgãos.

 - Utilizar a  internet como instrumento de  transparência e democratização das informações da prefeitura.

 - Incentivar a criação da ONG Transparência Remanso, para fiscalização da Gestão Municipal por parte da comunidade.


9  INCLUSÃO DIGITAL.

 - Reformar e ampliar os Laboratórios de Informática (INFOCENTROS, que são pontos públicos de acesso a internet).

 - Projeto Todos na rede: Criação de pontos de acesso à internet, (via satélite ou antena em torre ponto-a-ponto) em cada administração regional, para agilizar o contato do subprefeito com a Prefeitura e também o acesso da comunidade à rede mundial de computadores.

 - Parceria com instituições de ensino para oferecer  cursos  gratuitos  de informática, nos diversos níveis de especialização (iniciante, intermediário e avançado) para jovens e idosos carentes.

 - Implementação de rede sem fio (wireless) no centro da cidade, possibilitando a qualquer pessoa o acesso à rede mundial de computadores, por meio de dispositivos adequados.


10 JUVENTUDE.

 - Investir em cursos profissionalizantes em diversas áreas profissionais.

 - Criar o Programa Primeiro Emprego, através de uma Política de Incentivo fiscal às empresas para contratação de mão de obra de jovens aprendizes. Há também a possibilidade de a Prefeitura empregá-los como  trainees e estagiários na administração pública. 

 - Minimizar a ociosidade dos jovens através de projetos culturais e esportivos, que se apresentam detalhados em suas respectivas pastas.

 - Incentivar os  movimentos  políticos, ambientais  e de solidariedade realizados pela juventude.

 - Criação do Conselho Municipal da Juventude.

 - Apoiar às ações de Igrejas, Pastorais, Associações e Grupos de jovens na promoção de valores elevados à Juventude.

 - Criar o Programa Jovem na Universidade, que atenderá aos estudantes de famílias carentes,  oferecendo-lhes um auxílio para  cursar qualquer universidade pública no Estado da Bahia.


11 GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

 - Lutar pela implantação de um balcão do SEBRAE em nossa cidade, para dar suporte ao pequeno empresário.

 - Dr. Celso reafirma o compromisso de  contratar mão de obra local para executar as frentes de serviço, obras públicas ou quaisquer atividades, na sede ou no interior.

 - Fomentar novas iniciativas de hortas comunitárias.

 - Divulgar os produtos das  associações e cooperativas de artesãos em feiras, convenções e outros eventos de caráter comercial.

 - Lutar pela implantação de uma unidade do SENAC/SENAI em Remanso, para oferecer qualificação profissional aos jovens, favorecendo a conquista do primeiro emprego.

 - Atrair  novos investimentos da iniciativa privada, em diversos setores competitivos, na sede ou no interior.

 - Promover o diálogo permanente com os Ambulantes e comerciantes do mercado municipal, com vistas à profissionalização das atividades e a inserção no mercado formal de trabalho, usando a experiência positiva dos Micro empreendedores Individuais.


12 ASSISTÊNCIA SOCIAL

 - Fortalecer e apoiar o Conselho Tutelar, mediante a garantia de infra estrutura adequada, reforço da equipe de trabalho e capacitação do pessoal.

 - Incentivar  as iniciativas de ONGs, sindicatos e associações que desenvolvem  atividades de apoio a  Mulher,  bem como oferecer suporte àquelas que sofrem algum tipo de discriminação ou violência,  encaminhando denúncia ou propostas de ação aos órgãos pertinentes.

 - Buscar, junto ao Governo Estadual, a implantação de uma  Delegacia da Mulher em Remanso.

 - Interiorizar ações de assistência ao Idoso nas comunidades.

 - Criação do Serviço Jurídico Municipal, que oferecerá suporte de advogados contratados pelo município para pessoas comprovadamente carentes.

 - Estimular a criação de associações de grupos econômicos organizados, como Moto taxistas, Taxistas, Carroceiros para estabelecer um diálogo direto com as instâncias governamentais responsáveis.

 - Estabelecer ações e programas que atendam às exigências da Lei 12.009/2009, que regulamenta a atividade do Mototaxista e Motoboy.

 - Aprimorar o setor de concessão de benefícios eventuais, a ser ofertado a pessoas comprovadamente carentes, em momentos de dificuldade como: cesta-básica, auxílio-funeral, passagens aéreas e terrestres, entre outros, sem critério político.

 - Ampliar o Programa do Leite para o interior.


13 ESPORTE

 - Renovar e adquirir  equipamentos necessários à prática desportiva, valorizando a disciplina de Educação Física nas escolas, bem como seu corpo docente, incentivando os professores à qualificação profissional permanente.

 - Incentivo à prática do futebol de campo e futsal, através da criação das Seleções Remansenses das duas modalidades, que receberão suporte para concorrer em torneios regionais e estaduais.

 - Parceria com as “Escolinhas de Futebol” que já funcionam no município, ofertando material para o bom desempenho da sua atividade.

 - Transformar o Ginásio de Esportes Municipal em um ponto de encontro dos desportistas de Remanso, criando um calendário de competições em diversas modalidades (vôlei, handebol, basquete, etc.) a fim de  que mantenham as atividades esportivas durante o ano.

 - Criação de um  calendário municipal de  vaquejadas, com suporte à realização de cada evento;

 - Estimular a prática de esportes náuticos, considerando o privilégio de possuirmos um grande lago em nossas redondezas.

 - Fortalecer o campeonato municipal de Futebol de campo no Estádio e o da Prainha.

 - Criar o Campeonato intermunicipal de Futebol de campo. 

 - Divulgar a Competição de Motocross de Remanso em âmbito nacional, a fim de atrair novos competidores e, consequentemente, atrair investimentos.

 - Incluir a etapa de Motocross de Remanso no Campeonato Nordestino de Motocross, incentivando a participação de pilotos locais.




2 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkk.
Com tanta promessa vai ficar dificil cumprir os acordos politicos!!!
Feliz deve estar o Gato, o Mimi, o Charles, o Marcelo e outros que já fizeram suas mações e compraram cssa earros e apartamentos fora de Reamnso, pq agora com tanat promessa e mais gente pra mamar vai ficar dificil alcançar vcs!
E tome 13!!!

Anônimo disse...

nossa isso so pode ser uam piada.....eu nao tenho culpa votei no 65..

Postar um comentário

 
Velho Chico Informativo | by TNB ©2010